Santa Catarina conquistou um avanço expressivo no ranking nacional de liberdade econômica, subindo da última posição para a 6ª colocação entre 2019 e 2026, graças à simplificação na abertura de empresas.
Apenas em 2025, foram registrados cerca de 293 mil novos CNPJs, enquanto 153 mil empresas encerraram atividades, resultando em um saldo positivo de aproximadamente 140 mil novos negócios, segundo dados da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina).
O estado havia sido rebaixado para a 27ª posição após a lei federal de liberdade econômica de 2019 permitir que estados criassem suas próprias normas para dispensar alvarás e licenças.
Nova lei impulsiona competitividade e investimentos
A situação começou a mudar com a lei estadual nº 19.481, sancionada em outubro de 2025, que ampliou de 290 para 896 o número de licenças de baixo risco dispensados de alvarás.
Para o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, a medida foi decisiva: “Com a nova lei, Santa Catarina ganha em competitividade e atração de investimentos, fortalecendo a economia, criando empregos e incentivando o crescimento acima da média nacional”, afirmou.