
O Senado Federal decidiu retirar de pauta, nesta quarta-feira (4), o projeto de lei (PL 2234/2022) que visava a legalização de bingos e cassinos no Brasil. A decisão ocorreu após intensos debates entre os parlamentares, que se opuseram ao requerimento de urgência para a apreciação de um tema considerado polêmico e complexo. O relator da matéria, senador Irajá (PSD-TO), solicitou a retirada do projeto, atendendo ao pedido da maioria dos líderes partidários.
A legalização dos jogos de azar, como bingos e cassinos, foi defendida por Irajá, que argumentou que a regulamentação permitiria o controle sobre as atividades, evitando a dominação pelo crime organizado e garantindo a arrecadação de impostos. No entanto, a proposta enfrenta resistência, especialmente devido a preocupações com os impactos à saúde pública e à segurança, temas que ainda precisam ser analisados mais profundamente pelos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, como sugerido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Outros senadores, como Flávio Arns (PSB-PR) e Sérgio Moro (União-PR), também criticaram a urgência na discussão do projeto. Arns destacou a necessidade de mais tempo para estudo e análise, enquanto Moro apontou o “descontrole” das apostas no Brasil, exacerbado por campanhas publicitárias agressivas. A retirada do projeto de pauta adia a decisão final, com a previsão de que o tema seja revisitado apenas em 2025.