A partir da próxima semana, adolescentes entre 10 e 14 anos de todos os municípios de Santa Catarina poderão se vacinar contra a dengue. A ampliação foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que inicia a distribuição das doses nesta sexta-feira (23) para todas as regionais. Até então, a vacinação estava concentrada em 100 municípios, em sete regiões, e abrangia jovens de 10 a 16 anos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a medida reforça o combate à dengue e amplia a proteção da faixa prioritária. Ao todo, Santa Catarina recebeu 75.600 doses e, para viabilizar a expansão, a SES pactuou com os municípios a vacinação exclusiva do público recomendado pelo Ministério da Saúde: 10 a 14 anos. Com isso, adolescentes de 15 e 16 anos não iniciarão novos esquemas neste momento, sendo garantida apenas a segunda dose para quem já começou a imunização.
Mesmo com a ampliação da vacinação, a SES reforça que as ações contra o Aedes aegypti seguem indispensáveis. O diretor da DIVE, João Augusto Fuck, destaca que eliminar criadouros é uma das medidas mais simples e eficazes, principalmente dentro das casas e em áreas próximas, como quintais e calhas. A orientação é evitar água parada em recipientes como pneus, latas e tampas, manter lixeiras tampadas, tratar piscinas com cloro, lavar com frequência vasilhas de animais e colocar areia nos pratinhos de plantas para impedir a proliferação do mosquito.