O 5G, a tecnologia de rede móvel mais avançada, completou dois anos de operação no Brasil na semana passada, superando expectativas de expansão, segundo a Anatel. Presente em 589 cidades, incluindo todas as capitais, a rede alcançou 27,9 milhões de acessos, com Brasília liderando com 915.897 acessos. A cobertura parcial do 5G tem impulsionado o consumo digital de rádio, especialmente o streaming de áudio.
Dados mostram que o 5G atingiu 10,5% das cidades brasileiras, superando as metas estabelecidas pela Anatel. A implantação começou nas áreas mais populosas e capitais, acelerando o consumo da nova rede. A agência prevê que até 2025 todas as cidades com mais de 500 mil habitantes terão 5G, e até 2030, a tecnologia estará disponível em todos os municípios urbanos e 75% das áreas rurais.
A alta velocidade e a baixa latência do 5G beneficiam o crescimento digital das emissoras de rádio, proporcionando melhor qualidade de áudio e novos recursos como textos e imagens. Isso também possibilita a adição de novos conteúdos e maior interação com os ouvintes, ampliando a experiência do usuário e impulsionando o consumo de áudio via internet.