A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas confirmou o primeiro caso de influenza em Canoinhas de 2019. O paciente foi hospitalizado: é um homem que estava no grupo de risco e não havia tomado a vacina.
Este caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) faz a secretaria alertar a população sobre a importância da imunização. “A gripe é uma doença que deve ser levada a sério, porque mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, lembra a secretária de Saúde, Zenici Dreher. Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, a influenza está por trás de complicações como pneumonia e infarto.
As unidades básicas de saúde de Canoinhas disponibilizam a vacina gratuitamente à população alvo da Campanha Nacional até o dia 31 de maio.
Quem pode tomar a vacina?
• Crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019.
• Gestantes: em qualquer idade gestacional.
• Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto.
• Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.
• Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.
• Povos indígenas.
• Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade.
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.
• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.
• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.
- · Policiais Civis e Militares
- · Bombeiros
- · Forças armadas (membros ativos)