Prefeito Beto Passos afirmou hoje aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que não fechará a instituição. “Ao contrário, estamos contratando um psiquiatra para atender na unidade”, informou.
O Governo Federal anunciou este ano o fechamento dos Caps pelo país. “Em Canoinhas não vamos aceitar isso”, declarou o prefeito. Segundo a secretária de Saúde, Zenici Dreher, no dia 7 de junho mais um profissional vai iniciar suas atividades com os usuários da unidade.
O Caps possui 500 pacientes com prontuários ativos – destes, entre 80 e 100 frequentam ou passam por grupos terapêuticos semanalmente. Atuam no Caps profissionais de diversas áreas: assistente social, psicólogos, farmacêutica, técnica de enfermagem, artesã, profissional de terapia, pedagoga social, médico clínico geral, além de serventes, coordenação e estagiária. Apesar da ampliação da equipe, Zenici lembra que os pacientes têm direito a atendimento nas unidades de saúde.
Os pacientes percorreram as ruas do município com faixas e cartazes nesta segunda-feira, 27, em alusão Dia Nacional da Luta Antimanicomial (celebrado em 18 de maio). No percurso, foram recebidos pelo
prefeito e pela secretária na prefeitura.
“Respeitamos e lutamos pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, por isso defendemos o fortalecimento da equipe e das ações multiprofissionais para melhor atender as pessoas”, afirma Zenici.