O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou em coletiva de imprensa na tarde do dia 26 que o estado começa a retomar as suas atividades econômicas na próxima semana. Destacou que serão tomadas medidas para reativar a economia de Santa Catarina de maneira gradual, mas ao mesmo tempo preservando a saúde dos catarinenses.
A partir de segunda-feira (30) podem retornar parcialmente as atividades as agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.
A partir de quarta-feira (01/04) estará liberado a retornar as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral. Atividades do setor hoteleiro. Atividades de Construção Civil. Os escritórios de prestação de serviços em geral. Os centros de distribuição e depósitos.
Todos os estabelecimentos liberados a retornar com a atividade devem seguir alguns critérios para funcionamento como: limitação de entrada de pessoas em 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do estabelecimento, podendo este estabelecer regras mais restritivas; e, controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5 m (um metro e cinquenta centímetros) entre cada pessoa.
Permanecem suspensas as seguintes atividades, pelo prazo de 7 dias, a contar de quarta-feira, (01/04/2020) a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros. E a circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas.
Confira o decreto na íntegra clicando aqui