O acidente ocorrido na tarde do dia 25 de junho de 2020 na BR-116, Serra do Espigão, com carreta bitrem carregada com biodiesel, oriunda do município de Lagoa Vermelha/RS com destino para Cubatão/SP, ocasionou a contaminação de corpos hídricos principalmente no município de Monte Castelo.
Relatório mostra contaminação ocasionada por acidente que causou vazamento de biodiesel em um rio que deságua no rio Canoinhas no final do mês passado.
O documento foi emitido por várias entidades, entre elas pelo Comitê do Rio Canoinhas.
Dos 43 mil litros transportados, cerca de 38 mil foram derramados dentro do rio Matemático passando para os demais corpos hídricos à jusante.
As empresas contratadas pela transportadora iniciaram os trabalhos de instalação de barreiras de contenção e mantas de absorção, para minimizar os impactos ambientais.
A Casan informou que os pontos de captação de água nos municípios de Major Vieira e Canoinhas, até o presente momento não foram detectadas alterações na água e que estão sendo monitorados.
Foram apuradas as responsabilidades pelo acidente sendo tomadas as medidas legais cabíveis.
As instituições realizaram o acompanhamento e fiscalização dos procedimentos realizados pelas empresas, e foi exigido o controle e monitoramento diário da qualidade de água, por laboratórios oficiais, com a finalidade de verificar qual o potencial do dano.
Confira o documento na íntegra clicando aqui.