Entrevista foi ao ar na manhã desta quinta-feira (22), no Clube Comunidade
Na manhã desta quinta-feira (22), o gerente regional da Epagri/Ciram de Canoinhas, Daniel Uba, participou ao vivo do programa Clube Comunidade, trazendo informações sobre a situação da estiagem que afeta o estado de Santa Catarina. Durante entrevista com o repórter Edinei Cruz, ele apresentou um levantamento que mostra que a estiagem está acumulada desde junho do ano passado, com chuvas abaixo da média.
Ouça a entrevista no final do texto
Segundo ele, mesmo com as chuvas entre julho e setembro, ainda assim não foram suficientes para resolver esse problema. “Tivemos aqui na região um pico da estiagem entre março e maio, com chuvas nos meses de julho, agosto e setembro. No entanto, o problema ainda continua. Para se ter uma idéia, temos a marca entre 150 e 300 mm faltando, para chegarmos a média de chuvas nesse período em nossa região”, comenta. Em Santa Catarina, a região mais afetada é o extremo oeste e meio oeste.
De acordo com Uba, a falta de chuva vem prejudicando agricultores e fumicultores, que sofrem com a produção de soja e tabaco. “Muitos trabalhadores nos relatam a preocupação com a plantação de fumo, e principalmente de soja. Alguns produtores que resolveram adiar a plantação, encontram dificuldades de semear a soja por conta da falta de chuva”.
Previsão de chuva
A Epagri/Ciram emitiu uma previsão para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, com chuvas abaixo da média climatológica na maior parte de Santa Catarina, com irregularidades no espaço e no tempo, com dias consecutivos sem chuva, principalmente no litoral. As temperaturas também devem ficar acima da média durante esse período. A chuva deve cair no próximo domingo e seguir até quarta-feira, porém ainda não é o suficiente.
O gerente da Epagri afirma que o alerta da falta de chuva não é somente para os agricultores, mas também, aos moradores da área urbana, que devem sofrer com a falta de água.