A situação dos leitos de UTI em Santa Catarina atingiu níveis críticos, especialmente em algumas regiões do estado. No Planalto Norte, a disponibilidade de leitos adultos de UTI chegou a zero nos cinco hospitais da região que oferecem esse serviço. Canoinhas, Mafra, Porto União, Rio Negrinho e São Bento do Sul registram uma taxa de ocupação de 100%, conforme dados divulgados no portal da transparência de leitos de UTI de SC.
Confira a situação dos leitos na região do Planalto Norte:
– Canoinhas: 10 vagas – 10 ocupadas
– Mafra: 42 vagas – 42 ocupadas
– Porto União: 8 vagas – 8 ocupadas
– Rio Negrinho: 10 vagas – 10 ocupadas
– São Bento do Sul: 10 vagas – 10 ocupadas
Estado
A situação se estende por todo o estado, com apenas 28 leitos adultos disponíveis em áreas específicas, como o Meio Oeste e Serra, Sul e Norte de SC. Regiões como Vale do Itajaí, Foz do Itajaí, Grande Florianópolis e Oeste estão com lotação máxima, atingindo 100% de sua capacidade.
A Diretora do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC), Karin Adur, comentou sobre a necessidade da ajuda do Poder Público para a abertura de novos leitos no HSCC. “O hospital está bem lotado nesses últimos meses. Se há pretensão de abrir novos leitos? Com toda certeza, mas depende também do Estado, porque sem o incentivo do Estado não tem como a gente abrir”, destacou Karin.