Nesta sexta-feira (07), o município de Ituporanga, localizado no Alto Vale, será palco da última audiência pública promovida pelo Parlamento catarinense para debater a flexibilização do Código Brasileiro de Trânsito. O objetivo é permitir, de forma criteriosa, a livre circulação de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais e federais.
A série de audiências foi proposta pela Comissão de Agricultura e Política Rural, sob a liderança do deputado estadual Oscar Gutz (PL). Ao final deste ciclo de debates, um relatório será elaborado, apresentando um diagnóstico conclusivo sobre as discussões. “Esse relatório será enviado para diversos órgãos federais e para a Frente Parlamentar Catarinense em Brasília”, informou Gutz.
As audiências visaram ouvir as opiniões de produtores rurais, populares, representantes das forças de segurança, e autoridades políticas locais e regionais. “Todos os estados que têm o agronegócio como motor da economia estão levantando essa bandeira”, destacou Gutz, indicando que a questão vai além de Santa Catarina e envolve outras regiões do país.
Flexibilização das Leis de Trânsito
Gutz destacou a importância de levar o debate até Brasília, envolvendo a bancada federal e o Ministério dos Transportes. “Queremos que Brasília escute o que os agricultores estão enfrentando com essa falta de bom senso. Com trabalhadores rurais tendo seus tratores apreendidos ou multados porque estão transitando nas estradas. Claro que tem que ser normatizado. Por isso, queremos que esse debate chegue em Brasília para envolvermos a nossa bancada federal e levar o pleito até o Ministério dos Transportes, assim consigamos essa flexibilização nas leis de trânsito”, explicou o parlamentar.
Antes de Ituporanga, as consultas populares foram realizadas nos municípios de Campos Novos, Papanduva, Abelardo Luz e Sombrio. A participação ativa das comunidades locais e dos setores envolvidos sublinha a relevância da pauta para o agronegócio e a mobilidade rural.
Fonte: Agência Alesc.