Neste domingo (28), celebramos o Dia do Agricultor, e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) destaca suas iniciativas para incentivar a permanência dos jovens no campo e promover a sucessão familiar. Dados do último censo do IBGE mostram que, enquanto em 1950, 77% da população catarinense vivia no meio rural, hoje são menos de 16%. Com mais de 180 mil jovens entre 18 e 29 anos no campo, a SAR busca enfrentar esse desafio por meio de programas de capacitação e apoio.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se os programas em parceria com a Epagri, como o Ação Jovem Rural e do Mar, que oferecem cursos e investimentos em tecnologia e infraestrutura. O Projeto Realiza financia projetos elaborados por jovens, com condições vantajosas de pagamento, e o Conecta Jovem apoia na aquisição de equipamentos de informática e acesso à internet. Essas iniciativas visam melhorar a formação, a gestão e a inovação nas propriedades rurais.
O secretário Valdir Colatto enfatiza a importância de adaptar e ampliar tecnologias no campo para garantir a sucessão rural. Segundo levantamento da SAR, apenas 10 a 15% dos agricultores catarinenses têm sucessão familiar garantida. Jovens produtores, como Bruno Weingartner de Águas Mornas, destacam que os programas têm sido fundamentais para investir e inovar em suas propriedades, ajudando a manter a continuidade das atividades rurais e familiares.