O governador Jorginho Mello realizou nesta quarta-feira (9) uma reunião para monitorar o volume de chuvas que atingirá Santa Catarina até sexta-feira (11), com previsão de 150 a 200 mm. Participaram do encontro o secretário de Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos. O governador destacou a importância da prevenção e orientou a população a estar atenta a sinais de deslizamentos e enchentes.
Segundo Fabiano de Souza, o estado está em prontidão, com todas as áreas de Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura preparadas para agir, principalmente nas regiões mais vulneráveis, como o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Ele ressaltou que, embora não se espere um cenário como o de outubro de 2023, é necessário cautela com possíveis alagamentos e deslizamentos.
O Corpo de Bombeiros Militar de SC também se mobilizou, com as Forças-Tarefa dos batalhões de Canoinhas, Lages, Rio do Sul e Curitibanos prontas para atender emergências causadas pelas chuvas. O comandante-geral, coronel Fabiano Bastos, afirmou que os recursos e equipes estão preparados para agir de maneira rápida e eficaz, caso as condições se agravem.