Na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de sua Corregedoria, deflagraram a Operação Guincho para combater um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e particulares no Paraná. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 14 de intimação nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um homem de 62 anos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
As investigações apontaram a existência de uma associação criminosa formada por servidores da PRF e guincheiros que exigiam vantagens financeiras indevidas. Durante a operação, seis servidores da PRF foram afastados de suas funções e responderão a processos administrativos. O esquema também envolve quatro empresas e outras oito pessoas, que serão investigadas por crimes contra a administração pública, corrupção e associação criminosa.
A operação ocorreu em cidades como Curitiba, Lapa, União da Vitória, Porto União e São Mateus do Sul. Além das buscas, foram aplicadas medidas cautelares que proíbem os investigados de acessar prédios públicos e exercê-lo suas funções. A ação marca um passo importante no combate à corrupção e reforça o compromisso das forças de segurança com a integridade administrativa.