• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Governo anuncia mudanças no resgate do FGTS após saque-aniversário

Segundo Ministério do Trabalho e Emprego, medida irá beneficiar 12,1 milhão de brasileiros (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

 

O governo anunciou mudanças importantes para o resgate do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e aderiram ao saque-aniversário.

A Medida Provisória (MP), que será publicada nesta sexta-feira (28), estabelece que o direito ao saque valerá apenas para aqueles que perderam o emprego entre janeiro de 2020 e a data da publicação da medida. A partir de agora, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário, mas forem demitidos após esse período, não terão mais acesso ao saldo do fundo.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, explicou que a mudança busca corrigir uma “injustiça” com os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário sem terem sido corretamente informados sobre as condições do resgaste.

 

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que liberação do FGTS corrige ‘injustiça’ (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil).

 

“Muitas pessoas reclamam de terem sido enganadas e não foram devidamente informadas sobre a proibição de saque imediato em caso de demissão”, afirmou Marinho, destacando que, a partir de agora, os trabalhadores serão informados individualmente sobre o novo sistema.

Como será realizado o depósito?

 

Pagamento de saldo retido para demitidos começa no dia 6 de março (Foto: Reprodução/Caixa).

 

A liberação do saldo retido do FGTS começa no dia 6 de março, e o Ministério do Trabalho e Emprego estima que cerca de R$ 12 bilhões serão liberados para 12,1 milhões de trabalhadores.

O pagamento será feito em duas fases: a primeira até o limite de R$ 3.000, que beneficiará 93,5% do público alvo, e a segunda fase, com valores superiores, será realizada em junho. O dinheiro será transferido diretamente para a conta bancária do trabalhador, ou poderá ser retirado na Caixa Econômica Federal para quem não tem conta.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Durante entrevista nesta terça-feira (16), representantes da cooperativa destacaram a trajetória de mais de 40
Vítima de 60 anos foi encaminhada ao Hospital São Sebastião após atendimento dos bombeiros

A Agência Funerária Santa Cruz (Humenhuk) informa: Ocorreu ontem (15/06) em Mafra, o falecimento da

Não existem mais publicações para exibir