A safra de arroz irrigado 2024/25 em Santa Catarina caminha para um recorde histórico de produtividade. Segundo estimativas da Epagri/Cepa, o estado deve colher 9,5% a mais do que na safra anterior, impulsionado principalmente por um aumento de 9,85% na produtividade média, que chegou a 8,73 toneladas por hectare. Com isso, Santa Catarina se consolida como líder nacional em produtividade e o segundo maior produtor de arroz do país.
O desempenho acima da média é atribuído a uma combinação de fatores: condições climáticas favoráveis, uso de cultivares de alto rendimento, investimentos em tecnologia e melhorias nas práticas de manejo.

A Epagri, em parceria com o Governo do Estado, desempenha papel fundamental nesse processo com mais de 40 anos de pesquisa, que já resultaram no lançamento de 32 cultivares adaptadas às diferentes realidades do estado. “O arroz é um produto forte de Santa Catarina e a gente se orgulha disso”, destacou o governador Jorginho Mello.
Dueto: cultivar destaque da safra
Entre os destaques da safra está o cultivar Dueto, desenvolvido pela Epagri em parceria com a Embrapa. A variedade se mostrou altamente produtiva e resistente ao clima, atingindo mais de 12 mil kg por hectare em algumas áreas.

Com ciclo longo e excelente rendimento industrial, o Dueto se firma como uma das apostas mais promissoras para os produtores. Atualmente, mais de 30 mil famílias vivem da produção de arroz em Santa Catarina, que movimenta R$ 2,1 bilhões por ano e representa 9,4% do total nacional no setor.
Fonte: Epagri.