O setor agropecuário catarinense encerrou os primeiros quatro meses de 2026 com uma notícia positiva para o produtor rural. De acordo com o balanço da Polícia Civil, os crimes contra o agronegócio tiveram uma queda de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. O CAOAGRO, centro especializado monitorou mais de 200 ocorrências em 120 municípios catarinenses, focando em ações de prevenção e repressão qualificada para levar mais tranquilidade às famílias do campo.
Apesar da redução geral, o abigeato (furto de animais) continua sendo o crime mais comum, representando cerca de 25% dos casos registrados no estado. Logo em seguida aparecem os crimes de dano às propriedades. Segundo o relatório, o maior volume de ocorrências foi registrado nas regiões de Lages, Maravilha, Chapecó e Xanxerê. O monitoramento constante permite que a polícia identifique padrões e direcione o policiamento para as áreas mais afetadas, protegendo o patrimônio do agricultor.
Fiscalização e segurança alimentar
Além de combater furtos, as autoridades intensificaram a fiscalização sanitária em parceria com a CIDASC e o Ministério Público. Essas operações conjuntas resultaram na interdição de estabelecimentos e na apreensão de produtos impróprios para o consumo, combatendo a adulteração de alimentos. O trabalho também aposta na educação, orientando os produtores rurais sobre como reforçar a segurança nas propriedades e utilizar os canais de denúncia.
