Estão abertas as votações da categoria Ciência e Pesquisa da 9ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Até o dia 22 de julho, o público pode participar de forma online e escolher a pesquisadora que mais se destacou no desenvolvimento de projetos voltados à inovação, sustentabilidade e aumento da produtividade no agronegócio. A vencedora será anunciada em agosto, durante uma cerimônia em São Paulo.
Três pesquisadoras disputam a premiação
As finalistas foram indicadas por integrantes da comunidade acadêmica e do setor agropecuário, como pesquisadores, estudantes e instituições de ensino, e passaram por uma avaliação técnica realizada por uma banca de especialistas. Disputam a categoria Ana Paula Oliveira Nogueira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pesquisas em melhoramento genético da soja; Erika Valente de Medeiros, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), que atua nas áreas de microbiologia do solo, bioinsumos e recuperação de áreas degradadas; e Maria Carolina Quecine Verdi, da Esalq/USP, que desenvolve estudos sobre a interação entre microrganismos e plantas para o controle biológico de doenças e promoção do crescimento vegetal.
Reconhecimento à contribuição feminina no agro
Criado para valorizar a participação das mulheres no agronegócio, o Prêmio Mulheres do Agro também busca aproximar a pesquisa científica das necessidades do campo, incentivando o desenvolvimento de tecnologias e soluções sustentáveis para o setor. A categoria Ciência e Pesquisa destaca profissionais que transformam conhecimento em avanços para a produção agrícola, reforçando a importância da inovação para o futuro do agronegócio brasileiro.
Os interessados podem participar da votação online para escolher a pesquisadora que receberá o prêmio entre as três finalistas.