
A mais recente pesquisa Genial/Quaest revelou que a desaprovação do governo Lula (PT) subiu para 56%, o maior índice desde o início do mandato. O aumento foi de sete pontos percentuais em relação à pesquisa de janeiro. A aprovação do presidente caiu para 41%, atingindo seu menor patamar. No Sul do país a rejeição é ainda mais expressiva: 64% desaprovam o governo, um crescimento em relação aos 59% do levantamento anterior.

Desaprovação de Lula corresponde a um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil).
A pesquisa indica que a inflação dos alimentos e a economia são fatores determinantes para o descontentamento da população. Em resposta, o governo tem apostado em medidas para reduzir os preços e ampliar o acesso ao crédito. No entanto, a recepção dessas ações ainda não surtiu efeito na percepção popular. Outro dado relevante é que a desaprovação subiu entre os jovens de 16 a 34 anos, atingindo 64%, e entre as mulheres, onde pela primeira vez a rejeição superou a aprovação.
A avaliação geral do governo também apresentou queda. O número de eleitores que consideram a gestão negativa subiu para 41%, enquanto os que a classificam como positiva caíram para 27%. Em comparação com governos anteriores, 53% dos entrevistados acreditam que a atual gestão de Lula está pior do que seus primeiros mandatos. A pesquisa entrevistou 2.004 eleitores entre 27 e 31 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais.