O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou, em plenário na Alesc, os problemas na rede de atendimento de urgência e emergência na saúde pública de Santa Catarina, criticando muitos municípios por não cumprirem suas responsabilidades. Segundo o parlamentar, em vez de melhorarem suas estruturas de saúde, muitas cidades preferem encaminhar seus pacientes para municípios com hospitais de referência. Para discutir essa questão, o deputado anunciou a realização de uma audiência pública em agosto.
Durante seu discurso na última quarta-feira (26), Dr. Vicente ressaltou a importância de unidades bem equipadas. Ele enfatizou a necessidade de um debate baseado em dados concretos sobre a responsabilidade de cada município no atendimento de urgência e emergência.
O deputado argumentou que o desequilíbrio no atendimento de saúde, onde alguns municípios fazem mais do que o necessário enquanto outros não cumprem suas obrigações, resulta em prejuízo para a população. Ele reforçou a necessidade de a Assembleia Legislativa abordar o tema, buscando soluções para garantir um atendimento de saúde mais equilibrado e eficiente em todo o estado.