Diante da situação de estiagem em Santa Catarina, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), com a atuação conjunta entre as esferas governamentais, Comitês de Bacias e gestão municipal, autorizou a captação de água emergencial de mil metros cúbicos do Rio Canoinhas para o Passa Quatro. O processo possibilitou o retorno normalizado do abastecimento da cidade de Monte Castelo.
Esta foi a solução encontrada para mitigar o problema da falta de água na cidade, afetada drasticamente pela seca e com o abastecimento público e animal já comprometidos.
A falta de água para abastecimento da população de Monte Castelo já vinha sendo discutido durante as reuniões do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas, que elaborou uma deliberação de apoio para que a captação fosse realizada e autorizada junto ao Governo do Estado.
“Temos tentado fazer isso há décadas, mas nunca havíamos conseguido executar. Quando a necessidade bateu à nossa porta, conseguimos com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas, e também com trabalho junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O Instituto do Meio Ambiente também autorizou. Fizemos então, um trabalho em conjunto, entre Prefeitura e Casan, em apenas quatro dias. Trabalhamos incansavelmente e estamos já há alguns dias sem sofrer qualquer risco de falta de água em função dessa atuação”, observa o prefeito Jean Carlo Medeiros de Souza.