Na tarde de quinta-feira (26), uma carreta bi-trem tombou na Serra do Espigão em Monte Castelo, com o acidente houve vazamento de cerca de 35 mil litros de Biodiesel para o meio ambiente.
O acidente ocorreu por volta das 14 horas, no KM 107 da rodovia, envolvendo um veículo que transportava cerca de 43 mil litros de combustível. A carga seguia de Lagoa Vermelha no RS para Cubatão em SP. O combustível que vazou é o Biodiesel B 100, classe de risco 9 e número da ONU 3082. O produto tem baixa inflamabilidade, porém, o seu vazamento para o meio ambiente pode ter consequências graves.
Segundo Relatório da Defesa Civil o vazamento atingiu um curso d’água que deságua no Rio Canoinhas, onde, caso essa situação se confirme, poderá vir a prejudicar a captação de água dos municípios de Major Vieira e Canoinhas.
Os responsáveis pela Casan dos dois municípios além dos representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro foram avisados dos fatos e estão definindo as melhores estratégias para minimização dos impactos à população local.
Segundo o corpo de bombeiros que atendeu a ocorrência, ao chegarem no local, a concessionária Autopista Planalto Sul, já havia feito a sinalização e o isolamento do local, e haviam prestado os primeiros atendimentos ao motorista que encontrava-se fora do veículo, consciente e orientado. Segundo relatos o motorista perdeu o controle da direção, o que ocasionou o acidente.
A guarnição do bombeiros utilizou o Manual da ABIQUIM e pode identificar que o produto tinha baixa probabilidade de inflamabilidade, assim, seguindo o manual, tomaram as medidas de segurança recomendadas como o isolamento e a contenção do vazamento. Haviam dois tanques no carreta bi-trem, que juntos, somavam 43 mil litros do produto, a guarnição estancou parcialmente o vazamento de um dos tanques, porém, o vazamento do segundo tanque ficava em local inacessível, não possibilitando o estancamento, mais de 35 mil litros do produto escoaram para o meio ambiente.
A guarnição dos bombeiros auxiliou também no destombamento da carreta e realizou a limpeza da pista para que a mesma fosse liberada.
O local ficou aos cuidados da Defesa Civil, órgãos de Meio Ambiente e Empresa Concessionária da Rodovia, os quais, estão avaliando os impactos ambientais que o derramamento do produto irá gerar.