Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal flagrou uma situação de risco na BR-280, em Guaramirim. Uma carreta transportando uma escavadeira sem nenhum tipo de amarração obrigatória foi parada pelos agentes. Para agravar a situação, o veículo, que totalizava cerca de 50 toneladas com a carga, era conduzido por um motorista com habilitação categoria “B”, destinada apenas a veículos de passeio.
O motorista informou que fazia o transporte da escavadeira de Araquari para uma obra em Guaramirim. Além de estar conduzindo o veículo de forma irregular, sua habilitação estava vencida há três meses, o que configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A carga solta sobre o reboque representava um grave risco de acidente na rodovia.
Após as devidas correções, incluindo a apresentação de um condutor com habilitação categoria “E”, exigida para carretas, e a correta amarração da escavadeira, o veículo foi liberado para seguir viagem. A ocorrência reforça a importância da fiscalização para garantir a segurança nas estradas.