O novo gerente regional da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para Canoinhas e região, Adriel Castilho, assumiu oficialmente o cargo e, em entrevista à Rádio Clube FM nesta quinta-feira (12), detalhou as mudanças em sua função, os investimentos programados e os desafios no abastecimento e no saneamento básico em onze municípios sob sua responsabilidade.
A regional da CASAN, com sede em Canoinhas, agora compreende oito municípios do Planalto Norte, entre eles:
– Mafra;
– Monte Castelo;
– Itaiópolis;
– Canoinhas;
– Major Vieira;
– Bela Vista do Toldo;
– Irineópolis; e
– Porto União.
Além desses, três municípios do Meio-Oeste também são cobertos pelos atendimentos, sendo:
– Timbó Grande;
– Calmon; e
– Matos Costa.
Atendimento digital e novo modelo de esgotamento
Segundo Adriel, cada município continua com sua gerência local, responsável pelo atendimento direto à população. As demandas, como vazamentos e interrupções de abastecimento, podem ser comunicadas por meio do telefone 115, que funciona 24 horas, ou pelas plataformas digitais da CASAN. As solicitações são imediatamente direcionadas aos celulares dos servidores locais para agilidade no atendimento.
Uma das novidades anunciadas por Adriel é o Programa Esgotamento sobre Rodas, voltado aos municípios com menos de 15 mil habitantes. Nessa modalidade, caminhões limpa-fossa vão coletar resíduos e transportar até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canoinhas, que foi recentemente modernizada. “Já estamos fazendo o cadastro das residências em Major Vieira e Bela Vista do Toldo, e a ideia é expandir esse serviço para outras cidades pequenas”, afirma o gerente.

Saneamento em Canoinhas deve chegar a 50%
Canoinhas hoje tem 27% de cobertura de esgotamento sanitário. A expectativa é que, com a segunda etapa da obra já aprovada e com projeto pronto, esse número salte para cerca de 50%. O investimento está previsto no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, e a obra aguarda apenas a liberação das licenças ambientais para ser licitada.
“Essa segunda etapa deve contemplar novos bairros e expandir a rede construída na etapa anterior”, explicou Adriel. O município também recebeu recentemente melhorias na rede de distribuição de água, especialmente na frente da Rádio Clube, onde a tubulação com mais de 50 anos foi substituída.

Cinco décadas de trabalho
A CASAN completa 50 anos de atuação em Canoinhas neste ano, e segundo o novo gerente regional, o compromisso é de continuar investindo em infraestrutura, buscando universalizar o saneamento básico na região e garantindo um atendimento mais ágil e eficiente à população.