Com chuvas volumosas em todas as regiões de Santa Catarina desde a última sexta-feira, 26, a Defesa Civil atendeu diversas ocorrências de alagamentos, deslizamentos e vendaval, todas sem vítimas.
A chuva que cai no Vale do Itajaí deste sexta-feira já elevou o nível do rio Itajaí-Açu, causou deslizamentos e colocou os municípios da região em estado de alerta neste fim de semana.
Somente em Blumenau, segundo a Defesa Civil, 29 ocorrências foram registradas até o meio-dia deste domingo, entre deslizamentos em via pública, deslizamentos atingindo residências, risco de queda de árvore e um deslizamento com queda de muro. Ninguém se feriu nos casos.
Em Rio do Sul a situação é mais grave, com a previsão de que o rio atinja 7,5 metros, forçando que algumas famílias deixem as suas casas. Cinco abrigos foram abertos na cidade e três deles já recebem 18 famílias — 72 pessoas.
Nesta segunda-feira (29) a chuva deve dar uma trégua, ou pelos menos, se ocorrer, deve ser fraca, mas a preocupação é que terça e quarta-feira pode ocorrer mais chuva, com volumes significativos na região.
Qualquer problema observado, como rachaduras em imóveis ou pontos de alagamento, deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil por meio do telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros no 193.
