A formação de um ciclone extratropical próximo à costa sul do Brasil causará instabilidade climática nesta segunda-feira (27), em Santa Catarina. A região do Planalto Norte será particularmente afetada, com previsão de chuvas volumosas e temporais intensos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, são esperados volumes de chuva entre 40 e 70 mm nas áreas em amarelo do mapa e de 60 a 80 mm nas áreas em laranja, onde o risco de alagamentos e deslizamentos é moderado a alto. Além das chuvas, temporais com raios, ventos fortes, granizo e chuvas intensas podem ocorrer, aumentando o risco de enxurradas, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Os principais rios da região, como o Rio Negro, estão em lenta elevação, com risco moderado a alto de inundações graduais ao longo da semana. A população deve ficar atenta às atualizações dos boletins meteorológicos e seguir as recomendações de segurança, evitando áreas alagadas e buscando abrigo seguro durante os temporais.
Acompanhe as atualizações nos canais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil para informações detalhadas e alertas emergenciais.
Fonte: Defesa Civil SC.