A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a chegada de uma nova frente fria que trará chuva intensa e volumosa ao estado, a partir desta quinta-feira (11). A chuva iniciará nas áreas de divisa com o Paraná durante a madrugada e se espalhará pelas demais regiões ao longo do dia. Em Canoinhas, a previsão é de mínimas de 7ºC e máximas de 12ºC, com 27,2 mm de chuva esperados e ventos de até 18 km/h. Na sexta-feira (12), a precipitação será mais concentrada no norte do estado, perdendo intensidade ao longo da manhã.
A chuva persistente será especialmente intensa no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco moderado de alagamentos e enxurradas pontuais. A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos, não atravessar ruas alagadas e prestar atenção aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além da inclinação de árvores e postes.
Há também uma baixa chance de neve nas áreas mais altas das regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conforme projeções meteorológicas. O meteorologista Piter Scheuer explica que a possibilidade de neve, chuva congelada ou congelante existe devido à inversão atmosférica causada pela umidade amazônica e o ar frio da província de Buenos Aires, embora os dados ainda sejam inconsistentes.