Em transmissão ao vivo pela Rádio Clube de Canoinhas na noite deste domingo (19), o prefeito municipal de Canoinhas, Beto Passos, comunicou a liberação de estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e padarias.
Todos os estabelecimentos devem seguir regras para funcionamento como ocupação máxima em 50% do total da capacidade do estabelecimento e que as refeições servidas devem estar prontas, sem que haja o contato do cliente com a refeição de terceiros ou seja, auto atendimento. Esses estabelecimentos devem seguir demais regras de segurança como disponibilizar álcool gel 70% e garantir distanciamento entre as pessoas.
Beto Passos destacou que o ramo de restaurantes, lanchonetes e padarias movimentam cerca de 1000 empregos no município e que esta medida visa a manutenção destes postos de trabalho, além de beneficiar os trabalhadores em geral, que se deslocam para suas residências para alimentação sem a opção de consumir seu alimento nos restaurantes e demais locais.
Bares que contenham alimentos como lanches, a la carte, salgados também entram no decreto municipal, porém, bares que fornecem apenas bebidas não estão liberados para retornar as atividades.
Ainda, ficam liberadas as atividades físicas em locais públicos e privados, como academias e exercícios ao ar livre. Medidas de segurança também se aplicam nessas atividades como restrição de atendimento à capacidade de 50% do estabelecimento, proibição de exercícios coletivos, uso de máscaras e luvas descartáveis, distanciamento de 1,5m entre as pessoas, disponibilização de álcool gel 70%, higienização dos equipamentos antes e após a utilização de equipamentos.
Os cultos e missas não estão liberadas neste decreto.
O vice-prefeito, Renato Pike, ressaltou que o município de Canoinhas não possui nenhum caso confirmado para Covid-19, e que a população está colaborando com as medidas de segurança sendo possível realizar a liberação destas atividades.
O decreto passa a vigorar a partir de segunda-feira, 20 de abril.