Na noite desta quarta-feira (13), duas explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Com isso, a Polícia Militar do Distrito Federal iniciou uma operação de varredura antibombas na área, limitando o acesso a veículos oficiais e desviando o trânsito e o acesso de funcionários e imprensa para rotas alternativas. Por volta das 6h desta quinta-feira (14), outra explosão foi registrada na área que permanece sob forte esquema de segurança.
A Polícia Militar confirmou que os dispositivos estão sendo neutralizados individualmente, preservando vestígios para a investigação. Um robô especializado foi acionado para apoiar a equipe na desativação dos artefatos, cuja quantidade e natureza ainda não foram confirmadas. As explosões deixaram uma vítima fatal, o próprio autor do atentado.
A Polícia Federal identificou o homem-bomba como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Rio do Sul – SC. Ele foi encontrado próximo a um explosivo equipado com um timer, o que levanta a possibilidade de existirem mais explosivos. As forças de segurança seguem em operação na área ao longo do dia, enquanto autoridades investigam possíveis envolvidos.