• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Garrafinha de água sem limpeza pode favorecer infecções, alerta Anvisa

Umidade, contato com as mãos e a boca e falta de higienização favorecem a proliferação de bactérias e fungos; especialistas orientam limpeza diária

Ter uma garrafinha de água sempre por perto é um hábito saudável, mas a falta de higiene pode transformar esse objeto em um ambiente propício para a proliferação de microrganismos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que garrafas reutilizáveis mal higienizadas podem favorecer o surgimento de infecções gastrointestinais, respiratórias e cutâneas. Segundo o infectologista Igor Marinho, o contato frequente com a boca, as mãos e a umidade cria condições ideais para o crescimento de bactérias e fungos, além da formação de um biofilme no interior da garrafa, dificultando a eliminação desses microrganismos.

Limpeza diária é a principal forma de prevenção

Especialistas recomendam que a garrafinha seja lavada todos os dias com água e sabão neutro, utilizando uma escova para alcançar o interior e a tampa. Para uma higienização mais profunda, também é possível deixá-la de molho por cerca de 15 minutos em uma solução de água com bicarbonato de sódio ou vinagre branco. Após a lavagem, é importante enxaguar bem e deixar a garrafa secar completamente ao ar livre antes de utilizá-la novamente. Outro cuidado importante é não compartilhar a garrafa com outras pessoas, reduzindo o risco de transmissão de vírus e bactérias.

Além da limpeza, o tipo de material influencia na higiene. Garrafas de aço inoxidável e vidro são consideradas as opções mais indicadas, pois acumulam menos microrganismos e são mais fáceis de limpar. Já as de plástico podem desenvolver pequenas fissuras com o uso, facilitando o acúmulo de sujeira e bactérias. A Anvisa também orienta que garrafas com cheiro forte, manchas, rachaduras ou sinais de desgaste sejam substituídas, já que esses danos dificultam a higienização e aumentam o risco de contaminação.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Alta nas cotações é impulsionada pelo mercado internacional; Brasil segue competitivo nas exportações para a
Jovem conduzia o carro sem habilitação; motociclista de 18 anos foi socorrido e encaminhado à
Exportadores afirmam que produto gera retorno econômico para o mercado americano e defendem sua exclusão
Não existem mais publicações para exibir