• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Inadimplência cai pelo terceiro mês seguido em SC, mas segue acima da média histórica

Índice recuou para 29,8% em janeiro, impulsionado pelo uso do 13º salário, aponta Fecomércio

A inadimplência das famílias catarinenses caiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 29,8% em janeiro, segundo levantamento da Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A redução foi de 1,6 ponto percentual em relação ao mês anterior, após o índice ter superado os 33% em outubro. Apesar da melhora, o percentual ainda está 7,7 pontos acima do registrado em janeiro de 2025 e distante da média histórica do estado, que gira em torno de 22%.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, explica que a queda é comum em janeiro, quando muitas famílias utilizam o 13º salário e rendas extras do fim de ano para quitar dívidas. Ele destaca, no entanto, que o cenário segue desafiador devido aos juros ainda elevados, embora haja expectativa de redução nos próximos meses. Atualmente, Santa Catarina também apresenta inadimplência acima da média nacional, que ficou em 29,3% em janeiro.

Já o endividamento das famílias catarinenses permaneceu praticamente estável, em 72,9%, leve recuo de 0,2 ponto percentual. A economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, alerta que, apesar da perspectiva de queda da inflação, aumentou para 11,5% o número de famílias que afirmam não ter condições de pagar as contas atrasadas. Ela ressalta que o endividamento reflete a intenção de consumo, mas reforça a necessidade de cautela ao assumir novas dívidas, especialmente enquanto os juros seguem elevados.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Idoso de 78 anos recebia suporte respiratório quando equipamento foi danificado durante o horário de

Um tornado acompanhado de tempestade severa atingiu os municípios de Giruá, Sete de Setembro e

Criminosos arrombaram salão de festas, furtaram botijões de gás e danificaram a caixa de energia
Não existem mais publicações para exibir