Prefeito de Canoinhas, Beto Passos, colocou à disposição do Corpo de Bombeiros a estrutura do Município caso haja necessidade para auxiliar no combate ao incêndio na Floresta Nacional de Três Barras.
Além da destruição na Flona, o incêndio vem provocando poluição em Canoinhas.
Segundo o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas, major Átila Sarte, militares estão na Flona na manhã desta quarta-feira, 2, para avaliar a situação.
Riscos para a Saúde
A população deve ficar atenta aos riscos para saúde que a fumaça pode provocar: evite, na medida do possível, a proximidade com incêndios. Mantenha-se hidratado, principalmente crianças menores de cinco anos e idosos maiores de 65 anos. Deixe os ambientes da casa e do trabalho fechados, mas umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água e toalhas molhadas.
Opte por uma dieta leve, com a ingestão de verduras, frutas e legumes. Em caso de urgência deve-se buscar ajuda médica imediatamente.
Evitando incêndio
Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, lembrando ainda que o vento no local costuma propagar as chamas.
Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que muitas vezes passa despercebida e que também pode resultar em incêndios.
Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. A tentativa de combate às chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados. Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor.