Irineópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, conquistou o selo Diamante de Transparência Pública, alcançando um desempenho de 95,45% pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Segundo o próprio Poder Executivo, o município possui a Prefeitura mais transparente da região. Em todo o estado, apenas 12 cidades atingiram essa categoria máxima. O reconhecimento reflete avanços no portal de transparência, aplicativo de serviços e canais digitais de comunicação.
O anúncio foi realizado durante o 9° Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu, Paraná, na última quarta-feira (13). O estudo analisou o nível de transparência em sites institucionais de prefeituras, governos estaduais e outros órgãos públicos. O levantamento avaliou o cumprimento de 124 critérios definidos como essenciais, obrigatórios ou recomendados, além de 230 itens específicos.
Para obter o selo Diamante, era necessário atingir um desempenho superior a 75% e cumprir todos os critérios essenciais. O levantamento é parte do esforço da Atricon para incentivar práticas de governança transparente no Brasil, destacando municípios que se destacam na prestação de contas à população e no acesso à informação.
Fonte: PNN Notícias.