A cidade de Jaraguá do Sul foi oficialmente reconhecida como a Capital Nacional dos Atiradores com a promulgação da Lei 15.011, de 2024, assinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4), em homenagem à tradição de tiro esportivo na cidade, influenciada pela imigração alemã no século XIX e celebrada anualmente na Schützenfest, ou Festa do Tiro, realizada em novembro.
A iniciativa de conferir o título à cidade teve origem no Projeto de Lei 4.674/2019, apresentado pelo ex-deputado Rogério Peninha Mendonça. Após a aprovação pelo Senado em 8 de outubro, o projeto aguardou sanção da Presidência da República. Com o prazo de sanção expirado, o Senado cumpriu a Constituição e promulgou a lei de forma automática, formalizando o reconhecimento.
O relator do projeto, ex-senador Dário Berger, destacou a importância das sociedades de atiradores na cultura do Sul do Brasil. Originadas com caráter militar, essas sociedades germânicas hoje promovem a cultura, o esporte e o lazer, reafirmando a relevância histórica e cultural da prática do tiro em Jaraguá do Sul e na região.