

Mês de conscientização sobre queimaduras é lançado (Foto: Reprodução).
Junho é o mês dedicado à conscientização sobre queimaduras no Brasil. Com o slogan “Queimaduras? Na minha casa não!”, a campanha deste ano enfatiza a prevenção de acidentes domésticos, que são a principal causa de queimaduras no país. A iniciativa, organizada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), busca educar a população sobre os riscos e cuidados necessários para evitar esses incidentes.
Anualmente, ocorrem cerca de 1 milhão de queimaduras no Brasil, resultando em mais de 100 mil internações hospitalares e, entre 2015 e 2020, causando mais de 20 mil mortes. O presidente da regional catarinense da SBQ, Juliano Tibola, alerta que cerca de 70% dos casos acontecem em ambientes domésticos, principalmente na cozinha e na área de serviço. “As crianças e os idosos são os mais acometidos, devido à curiosidade das crianças e ao descuido dos idosos”, explica Tibola.
Em Santa Catarina, são oficialmente registrados, em média, 200 casos anuais de queimaduras que necessitam de hospitalização. No entanto, Tibola estima que o número real seja significativamente maior, pois muitos casos não são contabilizados nas estatísticas estaduais.
“Temos hoje o Centro de Recuperação que atende esses pacientes em Florianópolis, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Tereza Ramos em Lages, e o Hospital Municipal São José em Joinville. Porém, há muitos hospitais que atendem pacientes queimados sem ter um centro específico para isso”, diz Tibola.
Medidas de Prevenção
A campanha Junho Laranja visa lembrar que queimaduras podem ser evitadas com prevenção, especialmente dentro de casa. É essencial redobrar a atenção com crianças e idosos, tomar cuidado com tomadas elétricas e o uso de fogo para aquecimento, especialmente durante o inverno. A conscientização e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para reduzir a incidência de queimaduras e minimizar seus impactos na vida das vítimas.