Em Major Vieira, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, tem promovido uma alimentação mais saudável para os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Com um total de R$ 63.777,88 recebidos, o município superou cidades maiores, sendo que a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) resultou em um acréscimo de R$ 34.482,75 no valor repassado.
Os alimentos adquiridos, que incluem frutas, verduras, hortaliças e produtos como pão e geleia, são utilizados pela Apae na preparação de refeições e pelo Cras na montagem de kits para as famílias atendidas. As assistentes sociais do município destacam que o PAA não apenas melhora a segurança alimentar, mas também proporciona uma diversidade de alimentos, beneficiando outros programas de assistência social locais, como o Major Vieira Limpa e Solidária e o Operação Trabalho.
A secretária da Assistência Social, Maria Helena Zimmermann, ressalta a importância do programa não só para a alimentação saudável das famílias, mas também para o fortalecimento da agricultura familiar, que é vital para a economia de Santa Catarina. O município conta com 10 fornecedores cadastrados e se organiza mensalmente para adquirir produtos disponíveis, priorizando sempre os agricultores locais, mas também garantindo a compra de itens de municípios vizinhos quando necessário.