Santa Catarina registrou um aumento alarmante de 37,85% nas mortes no trânsito em 2024, com 590 vidas perdidas, contra 428 em 2023. Os dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com esse número, o estado ocupa a quarta posição no ranking de crescimento percentual, mas lidera em número absoluto entre os estados com maiores aumentos.
Estado lidera fora da região Norte
Entre os cinco estados com maior crescimento no número de mortes no trânsito, quatro estão na região Norte — Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. Santa Catarina é o único fora dessa região com alta acima de 30%. Mesmo com crescimento percentual menor que o dos estados nortistas, Santa Catarina registrou mais mortes do que todos eles, o que torna o dado ainda mais preocupante.
Enquanto a média nacional de aumento nas mortes no trânsito foi de 8,94%, o salto em Santa Catarina foi quatro vezes maior. A situação coloca o estado em um ranking indesejado, destacando a necessidade urgente de ações efetivas para conter a escalada da violência nas estradas e vias urbanas. Especialistas alertam para a combinação de imprudência, excesso de velocidade e falta de fiscalização como causas frequentes desses acidentes fatais.
Fonte: ND+.