O nível do Rio Canoinhas preocupa a Defesa Civil de Canoinhas. No domingo, dia 29, estava com 98 centímetros apenas, de acordo com o órgão.
“A situação é de alerta e pedimos a todos que economizem água. Durante esse período de quarentena o consumo de água tem aumentado. Pedimos que se mantenha apenas o uso essencial da água, evitando lavar calçadas, veículos e etc”, comenta o coordenador da Defesa Civil, Dario Gravi Gonçalves.
Reduza seu tempo no chuveiro: tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.
Ao escovar os dentes e ao barbear, mantenha a torneira fechada.
Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
Não lave roupa com água corrente, trabalhe utilizando o tanque.
Ao usar a máquina de lavar louça ou roupa, só ligue com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia.
Não use água com vassoura: em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.
Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.
Lave o carro com balde, não use mangueira. E em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel.
Não jogue água nas ruas, água não é pavimentação.
No jardim, use regador: regue as plantas ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.
Regule a válvula de descarga: a válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade. Você sabia que as descargas consomem em média 20 litros de água?