A Embrapa, em parceria com instituições dos governos de Santa Catarina e Paraná, está criando o Hub-Canoinhas, um centro de inovação voltado ao desenvolvimento tecnológico e à transferência de tecnologia para a agricultura familiar na região Centro-Sul do Paraná e no Planalto Norte de Santa Catarina. O protocolo de intenções foi assinado em Curitiba no dia 25 de outubro, com o objetivo de apoiar 49 municípios dos dois estados, muitos com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH).
O Hub-Canoinhas atuará em sete cadeias produtivas, como pecuária, fruticultura, apicultura e grãos, além de temas como conservação ambiental e empreendedorismo familiar. Segundo Dirceu Leite, presidente da Epagri, a colaboração entre pesquisa e extensão agilizará a chegada de novas tecnologias aos agricultores locais, fortalecendo o desenvolvimento regional.
Para o diretor da Embrapa, Clênio Pillon, o modelo colaborativo do hub permite compreender melhor as necessidades locais e promover um impacto mais rápido. A estrutura do projeto inclui câmaras temáticas e conselhos com representantes dos agricultores, enquanto a Estação Experimental de Canoinhas será equipada para expandir as pesquisas e propagar novas variedades de cultivos para a região.