O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) dobrou o volume de incentivos em 2024, beneficiando R$ 5,2 bilhões em investimentos privados, um salto de mais de 100% em relação aos R$ 2,5 bilhões registrados em 2023. A iniciativa, que concede benefícios fiscais para investimentos na indústria, reflete o avanço da competitividade industrial em Santa Catarina, com foco na expansão de fábricas, modernização de processos e ações em inovação, ESG e Indústria 4.0. Segundo o governador Jorginho Mello, os incentivos foram decisivos para que o setor gerasse cerca de 60 mil vagas formais neste ano.
Em 2024, o Prodec atendeu 41 projetos em mais de 30 municípios catarinenses, abrangendo setores como alimentos, máquinas e equipamentos, construção civil e madeira. Esses projetos, distribuídos por todas as regiões do estado, têm como expectativa gerar mais 4,5 mil empregos diretos. O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, atribui o sucesso do programa ao otimismo dos empresários e ao diálogo entre o governo estadual e o setor produtivo, destacando o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico e social.
O desempenho da indústria catarinense reflete a confiança empresarial no estado. Segundo a Fiesc, o índice de confiança do industrial em novembro foi de 52,7 pontos, superior à média nacional, e a intenção de investir alcançou 65,7 pontos em outubro. Além disso, o uso da capacidade instalada se manteve em 79% no mesmo mês. Esses números reforçam o cenário positivo para a economia de Santa Catarina, potencializada por programas como o Prodec.