Santa Catarina registrou em 2025 o maior volume de produção de ovos desde 2012. Foram 121 milhões de dúzias destinadas ao consumo, colocando o estado na 10ª posição entre os maiores produtores do Brasil e representando 3% da produção nacional. A atividade também ganhou espaço na economia catarinense e movimentou R$ 1,8 bilhão em Valor da Produção Agropecuária (VPA), o equivalente a 2,4% do total estadual.
O estado possui mais de 5 milhões de galinhas poedeiras e teve aumento de 1% na produção no primeiro semestre de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, os produtores enfrentam desafios como os custos de alimentação das aves, já que a ração representa cerca de 60% do custo de produção e tem o milho como um dos principais componentes. A sanidade dos animais também exige atenção, especialmente diante do risco de Influenza Aviária, com ações de vigilância realizadas pela Cidasc e pelo Ministério da Agricultura.
Entre os municípios catarinenses, São Ludgero, no Sul do estado, aparece como um dos principais polos da atividade. Reconhecido oficialmente como Capital Catarinense da Produção de Ovos Comerciais de Galinha e de Codorna, o município produziu 49,8 milhões de dúzias em 2025, mais de um quarto de toda a produção estadual destinada ao consumo. O cenário também é favorecido pelo aumento do consumo de ovos no país, que deve chegar a 307 ovos por habitante em 2026, mantendo perspectivas positivas para a cadeia produtiva.