• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Registro de ovinos cresce 5% em 2025 e setor comemora valorização de carne, lã e derivados

Aumento nas inscrições reflete mercado aquecido e expansão do consumo interno

O Brasil encerrou 2025 com crescimento no registro genealógico de ovinos. Dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) apontam aumento de 5% nas inscrições de animais e de 6,5% nas transferências em comparação com 2024. Ao longo do ano, foram registradas 44.770 inscrições, contra 42.647 no período anterior. Já as transferências passaram de 30.819 para 32.844. Segundo a entidade, os números acompanham a valorização da lã, carne e derivados do leite ovino no mercado interno.

De acordo com especialistas, a melhora nos preços e a maior presença dos produtos ovinos nas prateleiras têm impulsionado o setor. A lã, que chegou a ser estocada por produtores em anos anteriores devido à baixa remuneração, voltou a ganhar liquidez. O consumo de carne ovina também apresenta crescimento, além de consultas para exportação. Para a superintendente do Registro Genealógico da entidade, Magali Moura, o avanço está diretamente ligado à valorização da genética e dos produtos derivados da atividade.

Derivados ganham espaço

Outro destaque é o aumento da produção de queijos, iogurtes e doce de leite à base de leite ovino. Segundo especialistas, o reconhecimento da qualidade genética dos rebanhos brasileiros é resultado de um trabalho técnico rigoroso. Entidades destacam que investir em melhoramento genético, regularização e profissionalização será decisivo para manter o ritmo de crescimento e ampliar oportunidades no mercado interno e externo.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) no bairro Boa Vista

A Agência Funerária UNISSEL informa: Ocorreu ontem (21/04), o falecimento do: Adailton José Walegurski Rodrigues,

Acidente aconteceu na noite desta terça-feira (21) na Estrada Geral do Parado; homem de 45
Não existem mais publicações para exibir