Você sabe quantos pontos turísticos há em Três Barras? De que forma é possível trazer mais visitantes para o município?
Foi pensando em fomentar o turismo local que a Prefeitura, através de uma parceria com o Sebrae/SC, participa ativamente do projeto Rota Encantos do Planalto Norte, o qual engloba 14 municípios da Região Caminhos do Contestado e outros quatro da Região Caminhos dos Príncipes.
Após um ano e meio de atividades e ações voltadas a melhorias nos espaços com potencial turístico, capacitações, missões técnicas e troca de experiências visando o desenvolvimento do turismo local e regional, o município de Três Barras lançou, no final do mês de novembro, o seu projeto de Rotas e Roteiros em duas frentes, as quais contemplam a história, cultura, a religiosidade, as belezas naturais e o turismo rural.
O Roteiro Cultural engloba passeios pela Gruta Santa Emídia, Rancho Brasil, Museu Histórico e Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH).
Já o Roteiro dos Pinheirais abrange visitas à Floresta Nacional do Ibama, Sítio São José e Pousadas rurais, como as da Vó Quina e Romélia.
À frente do projeto desde o seu início, a turismóloga e presidente da Fundação Cultural, Viviane Bueno, cita com entusiasmo a união de esforços e a tendência de crescimento no turismo local.
“Estamos trabalhando com muito afinco para que os espaços já presentes no projeto possam se tornar, em breve, uma realidade turística regional e estadual, e quem sabe futuramente até conhecidos nacionalmente, gerando assim mais renda ao município e até novos empregos”, afirma, ao destacar a importante participação do poder público municipal, do Sebrae/SC e dos proprietários de estabelecimentos que compraram a ideia.
De acordo com Viviane, um roteiro experimental já foi realizado e a expectativa, agora, é inserir os dois Roteiros locais, assim como dos outros municípios participantes, no encarte de passeios ofertados por agências de turismo e da GR Caminhos do Contestado.
“Três Barras é parte importante de um projeto maior, intitulado Caminhos do Contestado, que conta com 215 espaços, empresas ou propriedades participantes, todos com grande potencial turístico”, explica a turismóloga.