O Governo de Santa Catarina oficializou uma contribuição de R$ 136 milhões para o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (PROMOBIS) na região do Vale do Itajaí. Com assinatura do protocolo de intenções pelo governador Jorginho Mello, nesta terça-feira (29), os recursos estaduais vão custear desapropriações e obras para a construção de um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, além de outros projetos de infraestrutura.
O túnel será executado em parceria público-privada (PPP) e integra um investimento total de US$ 342 milhões, financiado pelo Banco Mundial. Além do túnel, o PROMOBIS contempla a implementação de um sistema de transporte coletivo 100% elétrico (BRT) e corredores de mobilidade, beneficiando 11 municípios da região, incluindo Balneário Camboriú e Bombinhas. Com previsão de gerar cerca de 11 mil empregos, o projeto visa transformar o transporte intermunicipal e facilitar o deslocamento diário de milhares de pessoas.
O Governo também delegou competência de gestão ao Consórcio Intermunicipal da Região da AMFRI, responsável pela operação e administração do projeto. Segundo o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, a iniciativa reforça o modelo de consórcios como base para futuras parcerias no estado, com Santa Catarina se destacando no cenário nacional pela inovação em infraestrutura e mobilidade.