Meteorologistas alertam que Santa Catarina terá um dezembro marcado por chuvas intensas e temperaturas amenas, especialmente na primeira quinzena. De acordo com Caio Guerra, meteorologista da Defesa Civil Estadual, é esperado que os volumes de precipitação alcancem entre 150 e 200 milímetros em boa parte do estado, com maior frequência de frentes frias nos primeiros 15 dias do mês. “Teremos um período bastante chuvoso e volumes significativos que podem atingir a média esperada para o mês até o dia 15”, explicou.
Danielle Lima, meteorologista da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), reforça que as condições climáticas da primeira quinzena estarão associadas às áreas de baixa pressão e à passagem de frentes frias, enquanto na segunda metade do mês, a tendência é de um clima mais seco e estável. “No somatório, deveremos ter um dezembro com precipitações ligeiramente acima da média climatológica”, avaliou. Em relação às temperaturas, os meteorologistas destacam uma ligeira queda na primeira quinzena, com sensação de abafamento devido à umidade, e um leve aumento nos últimos dias do mês.
As chuvas intensas trazem também riscos de enxurradas e alagamentos localizados, principalmente pela acumulação de grandes volumes de água em curtos períodos de tempo. Caio Guerra destaca que, apesar de tempestades severas serem mais isoladas na segunda quinzena, é essencial que a população esteja atenta aos alertas da Defesa Civil. Para receber informações em tempo real sobre riscos climáticos, os cidadãos podem enviar o CEP por SMS para o número 40199 e acompanhar os avisos emitidos pelo órgão.