A Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (Seplan), em parceria com o Instituto da Água e Terra (IAT) do Paraná, revisou a divisa interestadual entre os dois estados. A revisão foi motivada pela descoberta de marcos históricos em uma propriedade rural, revelando que uma área de 490 hectares, equivalente a 490 campos de futebol, anteriormente considerada território paranaense, agora passa a pertencer a Santa Catarina.
Os marcos, datados entre 1916 e 1922, estavam localizados em uma área de preservação permanente com vegetação densa. A coleta das coordenadas, feita com tecnologia de alta precisão, revelou inconsistências nos marcos físicos usados anteriormente para delimitar a fronteira nos mapas. Edgard Usuy, Secretário de Estado do Planejamento, destacou que o trabalho foi realizado em colaboração entre Santa Catarina e Paraná e que os pareceres e relatórios técnicos serão analisados conjuntamente. A apresentação do relatório final deve ocorrer ainda este mês.
O trabalho de revisão, solicitado por um morador da região, foi conduzido pelos técnicos do IAT nas áreas limítrofes dos municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná, e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no Norte de Santa Catarina. Segundo o engenheiro florestal da Diretoria de Gestão Territorial do IAT, a revisão das divisas proporcionará uma coleta de dados mais precisa para o censo demográfico e agropecuário, além de um repasse mais justo de recursos financeiros do ICMS ecológico aos municípios envolvidos.