Você precisa sair de casa? Use máscara! Esta é a orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas. “Esta recomendação partiu do Ministério da Saúde então estamos reforçando a informação”, explica a secretária Kátia Oliskowski.
As máscaras descartáveis sumiram das prateleiras. “As que temos estão sendo fornecidas aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente desta pandemia. As pessoas, no entanto, podem fazer as máscaras em casa”, comenta Kátia.
O Ministério da Saúde do Brasil informa que as máscaras de pano são eficientes.
“É um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”.
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano: seja dupla face.
E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa.
Confira aqui a matéria completa sobre como produzir a sua própria máscara.