• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Semana de chuva intensa em Santa Catarina reforça tendência para os próximos meses

Defesa Civil alerta para instabilidade ao longo da semana e indica tendência de meses mais chuvosos em razão do fenômeno El Niño

A previsão do tempo indica que a semana será de tempo instável em Santa Catarina, com chuva frequente e períodos de maior intensidade em diferentes regiões do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o Planalto Norte, juntamente com o Litoral Norte, está entre as áreas que exigem maior atenção, principalmente devido às instabilidades que avançam do Paraná. A previsão indica chuva persistente e possibilidade de temporais isolados, enquanto nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste os temporais podem ser mais intensos, acompanhados de rajadas de vento.

Mudança no tempo e chegada do frio

Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra, a chuva se espalha por todas as regiões catarinenses nesta terça-feira (30), mas perde força no Norte entre quarta e quinta-feira, quando as instabilidades passam a se concentrar nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Já entre quinta e sexta-feira, a formação de um ciclone extratropical favorece a entrada de uma massa de ar mais seco, provocando queda nas temperaturas e frio intenso no amanhecer de sexta-feira.

Julho e agosto devem ter mais chuva que o normal

A Defesa Civil destaca que o cenário desta semana reforça uma tendência para os próximos meses. Conforme a previsão do Fórum Climático Catarinense, julho e agosto, que normalmente apresentam menor volume de chuva, devem ser mais chuvosos neste ano devido à atuação do fenômeno El Niño. O órgão ressalta que o período de maior preocupação será a primavera, entre setembro e novembro, quando o fenômeno deve atingir sua maior intensidade. A recomendação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e mantenha atenção às atualizações da Defesa Civil, especialmente nas regiões com maior risco.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Pesquisa ainda está em fase inicial e levanta questionamentos sobre segurança, eficácia e necessidade de

Nesta segunda-feira (29), o WhatsApp iniciou a liberação da reserva de nomes de usuário para

Jovens que completam 18 anos em 2026 devem regularizar a situação até esta terça-feira para
Não existem mais publicações para exibir