Com o horário especial de Natal que iniciou no último final de semana, há uma expectativa de aumento nas vendas nessa época de final de ano.
Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) revela que 46,6% dos comerciantes entrevistados têm expectativa de aumento de vendas para o Natal 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os empresários ouvidos, 32,1% projetam um crescimento acima de 5%.
E um dos itens mais procurados durante as compras são os enfeites e decorações natalinos. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados como, por exemplo, com o uso prolongado, que pode provocar aquecimento ou derretimento dos produtos e um curto-circuito.
Leia também: Sindicatos definem horário especial de natal para o comércio de Canoinhas e região
Segundo o sub tenente Aristeu Sidnei Cavalheiro, do 9º BBM de Canoinhas, quando os produtos são utilizados por muitos anos, em especial em áreas externas, sofrem ressecamento, o que eleva o risco de causar um curto-circuito ou incêndio. “A recomendação é que o consumidor substitua os pisca-pisca com luzes incandescentes por luminárias de LED (lâmpadas frias), que aquecem menos e podem significar economia de energia de até 80%. Outra dica é verificar se os produtos têm selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, orienta.
O consumidor também precisa ficar atento na hora da compra se o pisca-pisca é indicado para área interna ou externa, já que muitas vezes o material pode acabar ressecando se exposto à luz solar ou ainda se ficar na umidade em dias de chuva.
Outra questão é a sobrecarga de energia elétrica em lojas ou residências, já que muitos adornos luminos de natal podem aumentar o consumo de energia e causar a queda do disjuntor, trazendo transtornos. Se a decoração for de grande volume, o ideal é que seja consultado um profissional da área, ou seja, um eletricista que forneça as orientações e instalação do material. Caso seja necessário utilizar uma extensão, deve se utilizar fios adequados e jamais fazer isolamento com esparadrapo ou fita crepe, por exemplo.
Além disso, a tomada ou plugue do produto deve ser de componentes metálicos em cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Esse material não pode ser ferroso, para evitar superaquecimento e, assim, causar até mesmo um incêndio. Na hora de ligar as lâmpadas, evite o uso de benjamins, também conhecidos como “Ts”, pois, em caso de sobrecarga, outros eletrodomésticos podem ser prejudicados. É importante ainda que a embalagem das lâmpadas informe se podem ser utilizadas dentro e fora de casa e quando devem ser desligadas da tomada. Outra dica é utilizar o filtro de linha, que possui internamente um fusível, que serve como proteção evitando queimar e causar danos em aparelhos eletrônicos.
Procure analisar ainda a própria luz, escolhendo aquelas com fusíveis, que são mais seguras. Isso pode ser facilmente verificado por meio de uma análise visual do plugue, a parte que é encaixada na tomada. Escolha cordões com lâmpadas sobressalentes para uma possível troca e que tenham fusíveis com acesso e manuseio fáceis. Procure os produtos homologados e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Itens sem homologação poderão provocar superaquecimento, curto-circuito e princípio de incêndio.
Observe também a qualidade dos fios. Aparatos desencapados ou ressecados são sempre perigosos. O ideal mesmo é não arriscar e trocar o produto. E lembre-se de sempre testar o equipamento na loja e também em casa, antes de começar a instalação. Se o pisca-pisca já foi utilizado em outros anos, vale uma checada cautelosa nas condições do produto. Passar filamentos por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também podem causar incêndios.
Outro cuidado é em relação ao uso de escadas no momento de enfeitar o pisca-pisca. É de extrema importância verificar se a escada não está deteriorizada e observar o ângulo em que ela está posicionada. Quando for subir, jamais utilize o último degrau da escada para acessar algo e peça sempre ajuda à alguém para que segurae e evite uma queda. Outro detalhe é amarrar a parte de cima da escada, para que ela fique fixa.
Horário especial de Natal
Confira o horário especial de Natal para Canoinhas e oito municípios da região.
12 de dezembro (sábado): das 9h às 18h
13 de dezembro (domingo): facultativo
14 à 16 de dezembro (segunda à quarta): 8h30 às 20h
17 e 18 de dezembro (quinta e sexta): 9h às 22h
19 de dezembro (sábado): 9h às 22h
20 de dezembro (domingo): 15h às 22h
21 à 23 de dezembro (segunda à quarta): 9h às 22h
24 de dezembro (quinta): 9h às 15h
25 de dezembro (Natal): fechado
26 à 30 de de dezembro (sábado à quarta): horário normal
31 de dezembro (quinta): das 9h às 12h30
01 de janeiro de 2021: Fechado