O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou a ordem de serviço para o início dos estudos de contenção das cheias do Rio Iguaçu em União da Vitória. A pesquisa, a cargo da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), contará com um investimento de R$ 5 milhões e tem prazo de 10 meses para apresentar um anteprojeto de medidas que possam reduzir os recorrentes alagamentos na região.
A Unilivre utilizará técnicas terrestres, aquáticas e aéreas para analisar diversos fatores que contribuem para as inundações, como o tipo de solo e a interferência de obras, além de realizar simulações hidrodinâmicas. O estudo compilará quase 20 levantamentos prévios e será a base para definir as primeiras intervenções, que podem incluir diques, canais ou desassoreamento do rio.
O governador destacou a importância de encontrar uma solução definitiva para evitar tragédias como as enchentes de 1983 e 2023, que afetaram gravemente União da Vitória e Porto União, em Santa Catarina. Após o estudo, o governo buscará os recursos necessários para iniciar as obras, previstas para acontecer em contratação integrada.